Home

Não se assuste se o termo coolhunting virar lugar comum em vários textos de marketing, tendências, comunicação e principalmente na moda. Caso você não saiba, trata-se do profissional de pesquisa especialista em tendência, engano seu se pensar que as tendências (Por favor: antes de sair usando essa palavra por aí, saiba o que ela significa, a massificação da palavra tem me causado certos problemas toda vez que ouso falá-la ou usar quando refiro-me ao coolhunting) estão apenas ligada ao mundo da moda ou você acha que ninguém na tecnologia faz pesquisas para depois pô-las em prática? Viva a Apple, o iPod, o iPhone e principalmente o iPad. Tendência pura.

A única empresa de coolhunting em Curitiba.

Mas quem as cria? Como ela é criada (ou percebida)? Como ela é inserida na sociedade? Se as perguntas fossem fáceis de responder, meu artigo estava pronto e dormiria mais de oitos necessárias horas diárias de sono, deixando isso de lado, posso afimar algumas coisas – pelas experiências e textos lidos – que sempre será difícil responder a essas perguntas. É válido saber que algumas pessoas observam e apostam em algumas tendências de certos grupos sociais, mas não é sempre que isso ocorre,  pode e é normal acontecer de uma marca ou até um segmento impulsionar um direcionamento coletivo para mudar um comportamento cultural e então incluir um produto como necessidade para o novo hábito criado. Ainda não há uma discussão se isso é ético ou não e nem pretendo explorá-lo no artigo que estou escrevendo em parceria com Gabriela Kim.

Para os interessados na profissão de coolhunter ou na atividade coolhunting. Segue alguns sites que se dedicam a pesquisar as tendências e as coisas mais cool (com o perdão do trocadilho) que acontecem mundo afora.

A lista é aleatória, ou seja, não é um ranking sobre os melhores/piores sites de pesquisas qualitativas de tendências e não é e nem pretende ser definitiva. Se souber de mais algum, ajude-me a aumentar a lista.

WGSN

É a maior empresa privada especialista em coolhunting, porém é mais focada em moda, o que não impede de visitar o site já que marcas como Avon e O Boticário são clientes fiéis e seguem a risca os estudos concluídos na sede da WGSN, em Londres.

PFSK

Outra empresa enorme e mundial sobre pesquisa de tendências. É válido ler os relatórios sobre setores (bem distintos por sinal) que saem periodicamente, além de serem gratuitos, há versões impressas que podem ser compradas pelo eBay.

SpringWise

É tão conhecido como os já citados, se vendem como inspiradores globais de novas ideias.

The Cool Hunter

Além da baba de conseguir o nome dado ao profissional, o site é top-of-mind quando falamos sobre tendências e o que aparece por lá se propaga com rapidez por blogs mundo afora.

Trend Watching

Tendências de consumo, assim que eles se definem no about, é bem válido entrar, pelo menos uma vez por semana.

PicoCool

Esse eu não conhecia, mas foi só colocar algumas palavrinhas no google que apareceu, vou deixá-lo aqui para comentar depois. O layout é lindo.

TrendSpotting

Pesquisas de tendências de mercado, não é nada diferente das já mencionadas. A indicação é boa.

The WWD

Importante e influente site sobre moda. O nome (completo) já diz tudo:The Womens Wear Daily.

Cool Hunting

O layout é bem bacana e os assuntos bem variados.

Like Cool

O ícone de palhaço já é bem conhecido, assim como o próprio site

My Cool

Site sobre novidades em diversos setores, isso não significa assuntos inéditos ou exclusivos. Em português.

A Criação

Portal sobre tendências, o diferencial é o layout e o idioma, em português.

The Uncoolhunter

Na contramão de tudo isto está este site, que revela o que não é cool e nem tendência, mesmo não fazendo bem ao olhos (pelo layout) é ótimo dar uma passadinha por lá.

Soma in Kinderland

Deixei para terminar com este blog. É alimentado pelas meninas da Berlin (vide imagem no inicio do post) e fiquei sabendo que a empresa de tendências + inovações surgiu a partir dele, mesmo não sendo atualizado diariamente, o conteúdo é bem válido.

Trend Hunter

Opa, disse que deixaria o Soma por último, mas o Trend Hunter é o pai de todos os sites, tanto que fez essa lista para atender todas as tendências por segmento, mas engana quem acredita que eles são egoístas, a lista contempla somente outros sites fora do Trend Hunter. É bem mais que válido entrar todos os dias ou ao menos uma vez por semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s