Home

Claro que isso você já sabe.

e se viu o post anterior, sabe do concurso “Uma foto que me inspira”

decidi entrar nessa onda, mas não vou fotografar nada (eu esqueci minha câmera em casa, juro que amanhã bato uma foto e faço um post-desabafo aqui sobre o tema a qual vou escolher). Decidi pegar uma foto das antigas e comentar a respeito.

A primeiro modo ela só representa Curitiba e a neve, ok, ok, talvez ela só tenha um viés histórico, mas para mim, amante da cidade de Curitiba, ela representa um bem mais que isso.

Curitiba, uma cidade-modelo para o mundo, mundo? É, ela entrou na lista das 15 cidades mais verdes do mundo, na minha opinião ela talvez até seja, mas para o curitibano, exigente que só ele,  não enxerga que Curitiba está a frente de muitas cidades brasileiras e até de cidades mundiais. Confesso que essa introdução não passou de uma polêmicazinha
(essa palavra existe? vai acento?) mas a problematização aqui é justamente para falar do perfil curitibano e da falta que faz um calor humano e não climático a nós, apesar da minha terra natal ser Foz do Iguaçu (maldito calor), considero-me mais que Curitibano (sim, em maiusculo e com todo o orgulho de ser Curitibano por adoção), talvez o esteriótipo de quem nasceu na maior cidade do sul do país. Curitiba não vive sem o “frio” (há quanto tempo que não temos temperatura abaixo de zero grau?) e eu não vivo sem ela.

Conheço algumas cidades (maioria praias, belissímas por sinal) do Brasil e nunca enxerguei maior sintonia entre morador e arquitetura, você já?  Deixando a arquitetura para outro post:

Você já reparou que as pessoas “andam” em marcha atlética, não caminham e jamais passeam?
Já reparou que por mais que encontra um conhecido na rua você já mais da oi, raramente faz sinal vísivel e finge que não vê?
Nos shoppings as pessoas entram nas lojas e mantém o menor contato com os vendedores? Gripe suína? Não.
Nos restaurantes evitamos sentar em mesas grudadas umas as outras mesmo que estando a  5 ou 6 cadeiras de distância, por medo de falar alguma coisa?
As relações estão cada vez mais profissionais e menos pessoais.
Um amigo é um trocador de favores e nãoum amigo.
Colega de trabalho é seu concorrente e não seu aliado.
No bar da faculdade só é trocado olhares e não diálogos

Uns dizem que somos educados, outros dizem que somos frios e outros nos rotulam de frios e calculistas. Minha opinião? Temos um pouco de tudo isso, mas concluo.

Não somos cheios de amigos, mas somos melhores amigos.
Não somos simpáticos, somos profissionais
Não sorrimos, somos verdadeiros
Não nos exibimos, mas adoramos quebrar regras
Não somos modernos, nem conservadores.
Não somos ecofriendly, apenas simpatizamos com a sustentabilidade
Não somos separatistas, apenas queremos o melhor para nós
Não sou seu amigo, mas em mim pode confiar

5 pensamentos em “Hoje é o dia da fotografia, mas Curitiba que ganha o meu prêmio.

  1. Parabéns pelo blog! Tudo isso que você escreveu sobre Curitiba e Curitibanos é realmente sincero! Não é somente pelo fato que adoro essa cidade (apesar de não ter mais muitas oportunidades de visitá-la e conhecê-la como realmente gostaria), mas me encantei com a foto e com o texto! Espero visitá-lo mais vezes aqui.
    Boa semana!

  2. tao muito lindas essas fotos dessa cidade maravilhosa, futuramente quando me forma na faculdade irei morar la, e estou cada vez mais apaixonado por curitiba!!!!!

  3. Hum!… quando eu olhei essa foto, fiquei encantada! Parecia uma daquelas cidades que a gente vê nos filmes, e fica imaginando como seria bom estar lá…
    Não desfazendo do nosso lindo Brasil, mas as cidades európeias, em geral, são de encher os olhos.
    E foi justamente o que me aconteceu quando eu a observei.
    Impossível não se apaixonar por Curitiba.
    Há quem diga que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas realmente, meu amigo, seu texto sobre a foto é esplêndido e valorizou ainda mais a bela imagem exposta.
    Meus “Parabéns !”, sim, com letra maiúscula, pois, merecia bem mais que isso.
    Seu trabalho é ótimo !

  4. Parabéns sua cidade é linda alem de ser o coraçãodo estado pois é a capital.Dela é bombeado sangue para as outras cidades do estado e recebe de volta tambem a beleza das cidades interioranas.Saiam para um passeios em pequenas cidades sem nenhum planejamento e voces verão coisas maravilhosas que existem na nossa naturesa e arquitetura de que é constituido nosso estado querido do PARANÁ.

    PONTA GROSSA PR. E.M.A.

Deixe um comentário

