Home

Tempinho sem aparecer aqui, não?

Sempre falo que vou designar um tempo para escrever algo e não somente copiar e colar, mas quando vai abrir o wordpress algo aparece, então serei o mais rápido possível e dissertarei sobre um fato curioso.

Por que toda campanha de lançamento de carro é igual?

Essa pergunta já me foi feita várias vezes por parentes, namorada e alguns amigos que são leigos no assunto, e eu sempre fico na dúvida no que responder, talvez seja porque o brief é sempre igual: “Mostrar os diferenciais do carro”, mas pensamos “Se é um lançamento, seja de qualquer produto, tem que ter um diferencial, caso isso não aconteça, não tem motivos para divulgá-lo e se tornar qualquer um no batalhão de ofertas”.

Desde que comecei estudar publicidade reparo nessas propagandas, apesar do alto custo de produção, muitas acabam no esquecimento por parte do grande público (estou me referindo ao meio televisão), algumas até tem um “Q” diferentezinho, mas o diminutivo desse adjetivozinho deixa a propaganda bem igualzinha.

Claro que não sou o único que pensa isso, acredito que as grandes agências trabalham horrores para criar conceitos-mãe ideudos, porém o resultado as vezes sai aquém do esperado. A BMW, na minha opinião, foi a primeira a inovar nesse ramo, chamando 5 diretores famosos para criar 5 curtas-metragens com a verba de 1 milhão de doláres para cada curta/diretor, querendo ou não, os diretores (Ang Lee, Guy Ritchie, John Frankenheimer,Wong Kar-Wai e meu preferido entre os 5: Alejandro González Iñárritu) fizeram as cenas clichê, mas essa era a única pólice do brief. O projeto se chama The Hire, e podia ser assistido pelo site http://www.bmwfilms.com, mas pelo menos aqui do meu pc da agência, o site não abriu. Não se preocupem, os 5 videos estão abaixo, ta em inglês, mas a essência dos filmes é universal e os comentários eu deixo para vocês.


John Frankenheimer


Ang Lee


Wong Kar-Wai


Guy Ritchie


Alejandro González Iñárritu

As produções foram patrocinadas pela BMWfilms, e a Fallon Interactive foi quem sugeriu essa ação, ela gerou tanto sucesso que foi criada um novo tipo de prêmio em Cannes, o Titanium, só para poderem prêmia-los, foi dai que surgiu a grande dúvida: É publicidade ou filme? Essa história já é clássica e bastante debatida no mundo da publicidade, mas impossível não citar eles quando o assunto é veículo. Agora vamos falar de coisas recentes.

Um outro fato interessante é o comercial do Audi Q5,o meio não é nada novo (essa não é a discussão no momento), mas a forma como foi anunciada foge um pouco do padrão, achei genial e a música é ótima, talvez o grande trunfo desse film.

A agência responsável é a BBH, de Londres, e a trilha é Riding in My Car, Woody Guthrie.

Agora, super recente e já mensionada em vários blogs, foi o lançamento do Toyota iQ, a forma como foi lançada é que chama a atenção, o filme (making of) nem tanto, trata-se de uma fonte para ser usada como bem entender, criada pela Happines Brussels e com a consultoria de dois tipógrafos (Pierre & Damien / plmd.me) e um piloto profissional de corrida (Stef van Campenhoudt) a estratégia é inovadora e por isso chamou tanta a atenção.

A fonte é essa

Interessou-se pela fonte? Baixe aqui

Achei muito mais bacana à estratégia e toda disseminação pela internet do que a fonte em si.

Ainda tem mais um monte de coisas bacanas sobre lançamentos de carros, quanto mais procuro, mas eu acho, agora necessito terminar o post, disse que seria rápido, mas me prolonguei.

Ah! Quando achar um exemplo nacional, eu coloco aqui. Espero que não demore, pois ninguém mais aguenta ver sempre a mesma coisa para divulgar carros, convenhamos, algum diferencial sempre tem.

Deixe um comentário

